Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

07/02/2017ㅤ Publicado às 13:00

VAI CONSTRUIR OU REFORMAR? CONTRATE UM ARQUITETO E URBANISTA!

Conheça quais são atividades realizadas e como são feitos serviços de Arquitetura e Urbanismo

O arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções especiais, e construir ou reformar o seu imóvel. Contratar um arquiteto valoriza o imóvel: ele tem a formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando a obra mais agradável, ambientalmente sustentável e adequada às necessidades do cliente e ao seu orçamento. Devido à sua ampla formação técnico-artista, o arquiteto está preparado para gerenciar todos os fornecedores da obra e prestar ajuda técnica e estética na compra dos materiais. Além de coordenar todos os projetos, o arquiteto também pode se responsabilizar pela execução das obras de sua construção ou reforma, das providências legais à contratação dos operários, oferecendo um elenco completo de serviços.

 

Veja os campos de atuação dos arquitetos e urbanistas:

 

  • Concepção e execução de projetos de Arquitetura e Urbanismo;
  • Arquitetura de Interiores;
  • Arquitetura Paisagística;
  • Projeto e soluções tecnológicas para restauro, conservação e reabilitação de obras do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico;
  • Planejamento Urbano e Regional (saneamento básico e ambiental, infraestrutura, sinalização, sistema viário, tráfego e trânsito urbano e rural, inventário urbano e regional, assentamentos humanos);
  • Topografia (elaboração e interpretação de informações topográficas);
  • Tecnologia e Resistência dos Materiais;
  • Conforto Ambiental;
  • Meio Ambiente (estudos de impacto e licenciamento ambiental, Utilização Racional dos Recursos e Desenvolvimento Sustentável).

 

 

O trabalho se divide nas seguintes etapas:

 

  • Início: Pode se iniciar já na escolha do terreno para implantação do projeto, com parecer sobre localização, legislação edílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos, entre outras, que possibilitem análise da viabilidade do projeto.
  • Estudo Preliminar: Estudo do problema para determinação da viabilidade de um programa a ser adotado.
  • Anteprojeto ou Projeto Pré-Executivo: Solução geral do problema por definição do partido adotado, da concepção estrutural e das instalações em geral, possibilitando a compreensão da obra a ser executada.
  • Projeto legal: Desenhos e textos exigidos por leis e regulamentos de diversos órgãos públicos.
  • Projeto Executivo: Solução definitiva do Anteprojeto, representada em plantas, cortes, elevações, especificações e memoriais de todos os pormenores de que se constitui a obra a ser executada. Determinação da distribuição dos elementos do sistema estrutural e dos pontos de distribuição das redes hidráulicas, sanitárias, telefônicas, de ar condicionado, elevadores e informática.
  • Coordenação: Coordenação e orientação geral dos cálculos complementares ao projeto arquitetônico, tais como cálculo de estrutura, instalações hidráulicas, elétricas, sanitárias, telefônicas e de informática.
  • Execução da Obra ou Serviço: Etapa que aborda a coordenação, administração e execução, acompanhamento ou gerenciamento do serviço ou da obra.

 

 

Mas quanto custa o trabalho do arquiteto? O trabalho do arquiteto pode englobar várias etapas e serviços relacionados à Arquitetura e Urbanismo. Em função dessas definições, o valor dos honorários pode variar, alcançando uma faixa aproximada de 5% a 15% do total estimado para a obra. Veja a Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do CAU/BR.

 

Fonte: CAU/SP

 

Publicado em 01/02/2017

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

08/10/2024

Disponíveis as apresentações sobre aprovações de projetos

Destaques

08/10/2024

Apresentação sobre BIM na arquitetura

Destaques

01/10/2024

Mesa Redonda sobre aprovações de Projetos – Casa cheia

Destaques

30/08/2024

Queimadas no Acre: um desafio ambiental urgente