Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

05/01/2015ㅤ Publicado às 12:23

Relatório de Gestão documenta os três primeiros anos do CAU/BR

Documento resume todas as ações realizadas pelo Conselho desde a sua criação

23 de dezembro de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“É um lugar comum mas não há como escapar da expressão: parece que foi ontem. O trabalho da gestão fundadora do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) foi tão intenso (…) que pouco nos demos conta de que três anos se passaram”. Essas são as palavras iniciais do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, no texto de Apresentação do Relatório da Gestão Fundadora do CAU/BR (2011/2014).

 

Clique aqui para baixar o Relatório da Gestão Fundadora do CAU/BR (2011/2014)

 

O documento é dividido em cinco partes. A primeira mostra como foi a construção do CAU, com grandes dificuldades e desafios para implantar o tão sonhado Conselho autônomo e uniprofissional. “Hoje podemos dizer com orgulho que soubemos honrar a jornada que a categoria se propôs a empreender por décadas, e com maior obstinação a partir de 1958 quando o então presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Ary Garcia Roza, entregou ao presidente JK a proposta para a criação do CAU, o que efetivamente só viria a ocorrer com a promulgação pelo presidente Lula da Lei 12.378, em 31 de dezembro de 2010”, afirma Haroldo.

 

O uso intensivo de tecnologias possibilitou prover os CAU/UF de soluções racionais para atividades como a expedição de Registros de Responsabilidade Técnica (RRTs), e o desenvolvimento de modelo próprio de fiscalização com uso de inteligência geográfica, evitando o temido “apagão” no momento em que houve o desligamento do sistema Confea/CREA. “Temos orgulho porque fomos fraternos ao criarmos um fundo de apoio financeiro que permitiu ao CAU, desde seu primeiro dia, estar presente de forma digna em todos os 26 Estados e no DF, prestando seus serviços à sociedade e aos profissionais com um mesmo padrão e qualidade de atendimento”, diz o presidente do CAU/BR. O seminário internacional que trouxe para o CAU o estado da arte dos principais conselhos profissionais de Arquitetura e Urbanismo no mundo, o censo que recadastrou os profissionais e revelou um completo perfil da categoria, a definição das atribuições de arquitetos e urbanistas e a modelagem do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) são outros itens que apresentados como fundamentais na estruturação do Conselho. Da mesma forma como o Planejamento Estratégico, que definiu como missão do CAU “promover a Arquitetura e Urbanismo para Todos”.

 

A segunda parte apresenta “uma nova etapa para a Arquitetura e Urbanismo no Brasil”, com a edição do Código de Ética e Disciplina, da Resolução dos Direitos Autorais, da Tabela de Honorários, além de contribuições para o aprimoramento do ensino e formação dos profissionais da área. Em paralelo, a categoria passou a contar com diversos benefícios, como a associação à cooperativa de crédito Unicred, para financiar montagem de escritórios, projetos e incorporações.

 

A terceira parte mostra a atuação política e internacional do CAU/BR, reunindo os seminários legislativos, a I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, as discussões sobre os problemas de nossas cidades e a vitória dos arquitetos no Senado, com a derrubada da MP 630, que generalizaria a possibilidade da Administração Pública licitar obras e projetos em uma mesma licitação.

 

A quarta parte do Relatório apresenta os indicadores financeiros e administrativos do CAU/BR no período 2011/2014. A quinta e última parte trata das homenagens que foram feitas a Oscar Niemeyer, Miguel Pereira e João Filgueiras Lima (o Lelé), três grandes nomes na luta pela criação do CAU falecidos nos últimos anos. “Para honrar a memória deles temos que ter a humildade de reconhecer que há muito a ser feito. O CAU é um bom projeto, os alicerces foram concluídos, mas a obra está só começando”, diz o presidente do CAU/BR.

 

Clique aqui e leia o artigo “CAU: nove anos em três”, sobre a gestão fundadora do CAU/BR, escrito por Evelise Grunow e publicado pela revista ProjetoDesign

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

08/10/2024

Disponíveis as apresentações sobre aprovações de projetos

Destaques

01/10/2024

Mesa Redonda sobre aprovações de Projetos – Casa cheia

Destaques

27/08/2024

CAU/AC fiscaliza obras da Expoacre 2024

Destaques

09/08/2024

CAU/AC se reúne com recém-formados