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16/12/2014ㅤ Publicado às 13:01

 

I Semana Municipal de Arquitetura e Urbanismo foi aberta com palestra e oficinas

A cidade e o envolvimento da sociedade foi o tema da palestra ministrada pela Doutora em Arquitetura e Urbanismo Soad Farias. Tendências mundiais como o Parklet e o Grafite abriram a série de oficinas da semana.

 

Em julho de 2014 foi sancionada a Lei Municipal 2.069 que instituiu a Semana Municipal de Arquitetura e Urbanismo de Rio Branco como parte do calendário oficial da cidade.

No cinema do Sesc Centro foi aberta a I Semana Municipal de Arquitetura e Urbanismo de Rio Branco, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Acre, o CAU/AC. Com o tema “Cidade e Envolvimento – Somos todos responsáveis pela cidade”, representantes do estado e prefeitura, presidente do CAU em exercício, coordenadores dos cursos de arquitetura e urbanismo das instituições de ensino, bem como os oficineiros convidados, deixaram para os presentes a mensagem da principal abordagem da semana: a participação social nas questões de melhorias, desenvolvimento e transformações urbanas.

“Toda a programação é voltada para os vários seguimentos que atuam na cidade e pela cidade. Nesta manhã, discutindo os tais temas, estamos deixando uma história para as próximas gerações”, afirmou o arquiteto e urbanista Salomão Lamar, presidente do CAU em exercício. Os coordenadores dos cursos de arquitetura e urbanismo da Uninorte e Faao, Vanessa Candine e Leandro Coradin ressaltaram a importância da participação acadêmica no evento.

Doutora em Arquitetura e Urbanismo, Soad Farias palestrou na abertura sobre o tema da semana: Cidade e Envolvimento. “Nós arquitetos somos muito exigentes e buscamos sempre o melhor, e mesmo sendo difícil alcançar o ideal, precisamos dar o endereço correto para o desenvolvimento urbano,” declarou.

A Oficina de Parklet, ministrada especialista em Mobilidade Urbana Lincoln Paiva, presidente do Instituto Mobilidade Verde, trouxe aos participantes um tema muito difundido em todo o mundo e ainda pouco conhecido pelos arquitetos brasileiros: o Parklet, extensões temporárias de calçadas ou intervenções urbanas temporárias. “O Parklet traz à tona a utilização democrática de todos os espaços públicos como calçadas e estacionamentos de veículos, através de diagnóstico das carências desses espaços presentes na cidade e na identificação de potencialidades, o que integra um importante fator de mudança para reformulação das políticas públicas de ocupação do ambiente urbano. O que o Parklet faz é colocar esses espaços no caminho das pessoas,“ afirmou o convidado, que em São Paulo já introduziu o Parklet em diversas áreas através da parceria com a Gestão Urbana da Prefeitura de São Paulo. A oficina ocorre durante toda a semana e encerra na quinta-feira pela manhã.

 A arte do grafitismo teve espaço especial na programação.  A Oficina de Grafite foi proferida pelo grafiteiro e estudante de arquitetura Mahatma Mahá, co-autor do Projeto Etnografite exibido na BIENAL 2014, que apresentou as etnias do Acre em grafite. O grafite, que teve seu início nos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque, criou uma revolução na arte produzida em ambientes urbanos. O Acre já possui diversos representantes do grafite e o envolvimento com a manifestação cultural que o movimento introduz tem grande relevância na arquitetura e urbanismo. A oficina ocorre durante toda a semana e encerra na sexta-feira pela manhã.

CURRICULUM DE LINCOLN PAIVA – Oficina de Parklet

Presidente e fundador da Green Mobility e fundador do Instituto Mobilidade Verde em 2011. Especialista em relatórios de GHG Protocol (gases de efeito estufa) pela WRI/ Fundação Getúlio Vargas, especialista em Relatórios GRI (Global Reporting Initiative) pela Uniethos/Fundação Getúlio Vargas. Graduado em comunicação social pela FIAM em 1992, é Especialista para Mobilidade Urbana em países em desenvolvimento pela UNITAR ( Centro de treinamento da ONU), Professor da disciplina Transportes Sustentáveis e Mobilidade Urbana na pós graduação em Gestão de Carbono na Universidade Federal do Paraná ( UFPR), foi consultor de Mobilidade Urbana da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, Chefiou diversas missões técnicas de mobilidade urbana com prefeitos e secretários de transportes e desenvolvimento urbano de cidades brasileiras para mais de 100 cidades ao redor do muno, foi relator do grupo de transportes do fundo clima no Ministério do Meio Ambiente, membro desde 2007 da SLOCAT, Sustainable Low Carbon Transport ( coordenado pela ONU – Desenvolvimento econômico). Pesquisador sobre o tema de planos e Mobilidade Urbana

Sustentável. Criador do conceito de Mobilidade Corporativa Sustentável, cujo conceito insere a iniciativa privada no processo de mitigação dos impactos dos deslocamentos pendulares, tendo sido convidado pela bienal de Mobilidade Urbana da Universidade de Stuttgart em 2010 para discussão internacional sobre o tema, coordenou diversas pesquisas e projetos de mobilidade e transportes  em cidades brasileiras, escreve regularmente sobre o tema mobilidade urbana para o portal de noticias UOL, Folha de São Paulo entre outras revistas, escreveu diversos artigos e materiais cientificos e é palestrante internacional sobre o tema. Recentemente desenvolveu um dossiê sobre o futuro das cidades para FIAT automóveis. Participa de diversos conselhos sobre o tema mobilidade urbana para empresas e governos.

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