Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

29/05/2015ㅤ Publicado às 18:16

I Encontro da Comissão de Política Urbana e Ambiental aconteceu no dia 27 de maio, em Rio Branco

Conselheiros em reunião com a vice-governadora do Acre, Nazareth Araújo e da Primeira Dama Marlúcia Cândida

 

No dia 27 de maio, em Rio Branco (AC), a Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) e o CAU/AC se reuniram no I Encontro da Comissão de Política Urbana e Ambiental. O tema do evento foi “A política urbana e ambiental das cidades e as enchentes no Acre em 2015”. A intenção foi discutir os agravantes das cheias no Estado, entre elas a ocupação indevida de áreas de preservação ambiental em perímetros urbanos. Em março, o nível do Rio Acre superou a marca histórica, de 1997, quando subiu 17,66 metros.

 

Participantes do Encontro conhecem a “Cidade do Povo”, projeto habitacional do governo estadual com mais de 10 mil moradias

Os conselheiros tiveram audiência com o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, e com a vice-governadora do Acre, Nazareth Lambert. A comitiva também fez visita técnica a áreas afetadas pelas enchentes no Bairro Seis de Agosto, acompanhada pela imprensa do Estado. O encontro foi encerrado com a mesa-redonda “O planejamento urbano e ambiental e as enchentes”, aberta à sociedade.

 

Acompanhada da presidente do CAU/AC, Edfa Rocha, a conselheira federal Lana Jubé Ribeiro concede entrevista à TV Gazeta/Rede Record, TV Acre/Rede Globo e TV 5/Band durante visita técnica a área afetada por alagamento em Rio Branco

 

Para a arquiteta e urbanista Lana Jubé Ribeiro, coordenadora da Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR, é preciso levar o tema para discussão da sociedade. Segundo a conselheira federal, “o Acre, que sofreu recentemente uma das maiores enchentes de sua história, agravou o impacto da cheia justamente pela urbanização de áreas de conservação ambiental”.

 

Conselheiros federais e estaduais em reunião com o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre e secretários municipais

 

A presidente do CAU/AC, Edfa Rocha, destaca que “a visita da Comissão ao Acre acontece em um momento oportuno para levarmos profissionais e sociedade à reflexão sobre a importância do planejamento urbano e ambiental, consolidando contribuições para se evitar problemas futuros, como os que houveram com a última cheia”.

 

Mesa-redonda “O planejamento urbano e ambiental e as enchentes”, aberta à sociedade acreana

 

Segundo o mais recente levantamento do IBGE sobre o assunto, entre 2008 e 2012 as enchentes atingiram 1.543 municípios brasileiros (27,7%), totalizando 8.942 ocorrências e deixando 1,4 milhão de desabrigados ou desalojados em todo o país. Os dados fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2013. As informações demonstram que o tema do Encontro, apesar de sua especificidade em tratar das enchentes no Acre, é abrangente e tem penalizado cidades de todas as regiões brasileiras.

 

Município de Basiléia, no Sul do Acre, em março deste ano (Foto: Governo do Acre)

 

 

Publicado em 25/05/2015. Atualizada em 29/05/2015.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

08/10/2024

Disponíveis as apresentações sobre aprovações de projetos

Destaques

08/10/2024

Apresentação sobre BIM na arquitetura

Destaques

01/10/2024

Mesa Redonda sobre aprovações de Projetos – Casa cheia

Destaques

30/08/2024

Queimadas no Acre: um desafio ambiental urgente