Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

09/09/2022ㅤ Publicado às 13:40

Ações realizadas pelo CAU Brasil e questão ambiental tiveram destaque durante evento realizado na manhã desta sexta-feira

 

Luciana Rubino, chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) apresentou na manhã desta sexta-feira, dia 09 de setembro, em Rio Branco, no Acre, a Carta aos Candidatos – O Brasil precisa de mais Arquitetura e Urbanismo! Manifesto das Entidades e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em defesa da Sociedade, com destaque para a questão ambiental, durante o Seminário Nacional de Meio Ambiente – Urbanização e mudanças climáticas: desafios para o desenvolvimento de cidades justas e resilientes na Amazônia. O evento reuniu arquitetos e urbanistas, representantes de governo e instituições e contou com a participação do relator e coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU Brasil, Ricardo Mascarello.

 

Na sua apresentação Luciana explicou a Carta-Aberta aos Candidatos e as ações que o CAU Brasil tem feito para tornar esse documento conhecido pela sociedade, pelos candidatos (as) e profissionais de arquitetura e urbanismo.

 

Luciana Rubino, chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

 

“A Carta foi lançada em março de 2022. Essa data foi pensada para que todos os pré-candidatos e atualmente os candidatos tomassem conhecimento da proposta, desse manifesto. Ela está estruturada em 20 propostas com sete eixos para que a gente consiga com isso embasar as políticas públicas capazes de impactar as questões estaduais no território brasileiro”, explicou.

Luciana falou sobre as ações já realizadas para divulgação do documento como o Ato Público realizado em maio, em São Paulo, o edital  aberto de chamada pública de boas práticas com inscrições até 31 de dezembro de 2022, e o Seminário de Arquitetura e Urbanismo realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

Ela destacou, ainda, a Carta pela Equidade, elaborada pela Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED) do CAU Brasil, a habilitação do Conselho para apresentar sugestões legislativas (SUG) à Câmara dos Deputados e o lançamento de edital de chamamento público de apoio institucional para ATHIS.

 

 

ACESSE A APRESENTAÇÃO DE LUCIANA RUBINO

 

 

Durante o evento, Ricardo Mascarello falou que o “Conselho tem uma responsabilidade com a sociedade. Ao tempo que estamos levando mais arquitetura e urbanismo e colocando os arquitetos e urbanistas para o trabalho e para a sociedade é evidente que estamos trazendo os nossos profissionais, mas com a visão para a sociedade”.

 

Ele mencionou que o CAU Brasil é formado por conselheiros de diferentes regiões e que cada conselheiro federal tem visitado parlamentares em seus estados levando a Carta aos Candidatos.

 

 

Ricardo Mascarello, coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU Brasil

 

 

Carta-Aberta aos (às) candidatos (as)

 

Carta-Aberta aos (às) candidatos (as) nas Eleições 2022 é um manifesto do CAU Brasil e das entidades (Instituto de Arquitetos do Brasil, Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas e Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) em defesa da sociedade.

 

As instituições que representam os (as) arquitetos (as) e urbanistas no Brasil sugerem 20 propostas para compor os programas de governo dos (as) candidatos (as) a serem submetidos à população brasileira nas eleições de 2022, como parte da agenda nacional e regional de desenvolvimento social e econômico, priorizando a qualidade e o cuidado com a vida da população brasileira. 

 

As Eleições de 2022 constituem uma oportuna ocasião para discutir uma agenda nacional e regional de desenvolvimento social e econômico que priorize a qualidade e o cuidado com a vida da população brasileira. 

 

Neste contexto, a Carta-Aberta propõe aos (as) candidatos (as) à Presidência da República, aos Governos dos Estados e do Distrito Federal, ao Congresso Nacional e às Assembleias Legislativas estaduais e distrital: moradia digna como uma questão de saúde pública, direito à cidade como questão de justiça social e planejamento urbano integrado como segurança e qualidade de vida.

 

São sete eixos: A) Planejamento das cidades e de regiões; B) Habitação, Saúde Pública e Meio Ambiente; C) Organização e Políticas de Estado; D) Valorização da Arquitetura e Urbanismo; E) Tributos e Trabalho; F) Educação e G) Relação com a Sociedade.

 

Saiba mais no site. 

 

 

Seminário Nacional de Meio Ambiente

 

O evento faz parte da agenda de encontros regionais promovidos pela CPUA e busca posicionar os arquitetos e urbanistas brasileiros diante de temas estratégicos para a preservação da Amazônia. O Seminário segue até amanhã, dia 10 de setembro, no auditório do Sebrae, em Rio Branco, no Acre.

 

O principal objetivo do encontro é a estruturação do Projeto Amazônia, uma proposta de ação a ser apresentada ao Congresso Internacional UIA 2023, que será realizado em Copenhague, na Dinamarca, em julho de 2023.

 

Saiba mais sobre o Seminário Nacional de Meio Ambiente. Clique aqui.

 

 

Leia matérias relacionadas:

 

 

Inicia o Seminário Nacional de Meio Ambiente do Cau Brasil em Rio Branco

 

Seminário de Meio Ambiente: resiliência urbana é urgente na Amazônia

 

Projetos de educação ambiental são apresentados durante Seminário

 

CAU Brasil promove Seminário Nacional de Meio Ambiente no Acre

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

08/10/2024

Disponíveis as apresentações sobre aprovações de projetos

Destaques

08/10/2024

Apresentação sobre BIM na arquitetura

Destaques

01/10/2024

Mesa Redonda sobre aprovações de Projetos – Casa cheia

Destaques

30/08/2024

Queimadas no Acre: um desafio ambiental urgente